Acasa transforma | Loja Viver Bem Natural

IMG_3055 copy

Quando se começa um pequeno negócio, as primeiras perguntas que surgem são relacionadas ao tipo de imóvel ideal, ou ao investimento que será necessário para reformas e adaptações ao novo uso.

Os questionamentos ajudam a definir algumas questões importantes, como escolher a melhor localização e avaliar as opções disponíveis para aluguel ou compra nessa região, além de saber avaliar as dimensões, aparência e possibilidade de transformação do espaço, visando reduzir custos e atrair os novos clientes.

No caso que trouxemos hoje, não foi diferente.

O escritório Acasa Arquitetura foi contratado para desenvolver um projeto de uma loja de produtos naturais, que deveria ser inovador, atraente e ainda se enquadrar nos valores máximos de investimento que os clientes tinham disponível.

Após as primeiras reuniões ficou claro que os limitadores seriam o fato do imóvel ser alugado e o custo total, que não poderia passar de R$18.000.

Concluímos então, que para valorizar o espaço, seriam definidas soluções de marcenaria flexível, iluminação aparente, pintura diferenciada que remetesse à marca do estabelecimento, e o mais importante: fluxo eficiente. As imagens a seguir mostram a situação do imóvel antes das alterações serem iniciadas, onde é possível verificar a falta de identidade e setorização do ambiente.

 

01 Fachada do imóvel no momento da locação – Raul Soares | MG _ Foto: Acasa Arquitetura, 2015

IMG_7143Imagem interna do imóvel no momento da locação – Raul Soares | MG _ Foto: Acasa Arquitetura, 2015

 

A proposta foi elaborada visando atrair as atenções do novo público e destacar os produtos que seriam vendidos.

Para pintura das paredes foi usado o preto na parte superior, que promove a sensação de profundidade, além do listrado de verde e branco, que são as cores principais da marca, e acabaram se tornando o grande destaque.

Já na parte de iluminação, visto que o imóvel tinha um único ponto de luz no teto, foi preciso levar o cabeamento para as extremidades da loja por conduítes e conduletes. Assim, além de conseguir iluminação eficaz, o sistema aparente com spots direcionados foi uma solução moderna e despojada.

Para estabelecer o fluxo, foi definido o isolamento de uma das portas de acesso, tornando-a vitrine. Consequentemente, a entrada e saída passaram a ser pela segunda porta, permitindo que os funcionários controlem melhor o movimento dos clientes.

Durante as etapas do projeto, foram desenvolvidos estudos em 3D, para o total entendimento das partes e ilustrar o real potencial do ambiente, conforme mostram as próximas imagens.

 

Img 02Imagem 3D da fachada _ Projeto: Acasa Arquitetura

Img 03Vista frontal da proposta em 3D _ Projeto: Acasa Arquitetura

Img 06Vista lateral esquerda da proposta em 3D _ Projeto: Acasa Arquitetura

 

Projeto aprovado, mão na massa!

O primeiro colaborador a ser contratado para execução da obra foi o eletricista, seguido do pintor, marceneiro e por último a vidraçaria, que instalou os vidros e fez os pequenos ajustes.

 

bf69ec8d1fb70f92d29bce01924bc96eInstalação da iluminação _ Foto: Acasa Arquitetura, 2015

1d41c3aaaaef4280b6473eecf0d31606Execução da pintura _ Foto: Acasa Arquitetura, 2015

 

O tempo total de obra foi previsto para 15 dias após o seu início. Devido ao atraso de alguns serviços terceirizados e produtos, a inauguração foi adiada uma semana, não atrapalhando de forma geral, o sucesso do empreendimento.

Nas imagens abaixo é possível verificar a transformação positiva que foi obtida a partir de um planejamento de execução, este que só é possível com a elaboração de um projeto bem detalhado e acompanhamento de perto dos arquitetos responsáveis. A tabela de custos ilustra como foram calculados os serviços adicionais, para caber dentro do orçamento disponibilizado!

 

IMG_2956 copyFachada do imóvel após execução do projeto _ Foto: Fabrícia Ravacini, 2015

IMG_3108 copyInterior do imóvel após execução do projeto _ Foto: Fabrícia Ravacini, 2015

IMG_3048 copyInterior do imóvel após execução do projeto _ Foto: Fabrícia Ravacini, 2015

PLANILHA DE ORÇAMENTOSTabela de custos da obra _ Fonte: Acasa Arquitetura, 2015

 

 

FICHA TÉCNICA

Projeto: Loja Viver Bem Natural

Ano do projeto: 2015

Ano de execução: 2015

Tempo de projeto: 2 meses

Tempo de obra: 25 dias

Se você gostou desse projeto, saiba mais sobre ele em Projeto Loja Viver Bem Natural

Compartilhe:
Amanda Bramusse

Amanda Bramusse

Amanda Bramusse, é especialista em Sustentabilidade pela UFMG. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Fumec atua na área de projetos arquitetônicos e reformas desde então. Sócia Fundadora do escritório ACASA Arquitetura, premiada no concurso Taller del Agua na VIII Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo com o projeto ECO.BRICOLAGE.

  • Cíntia

    Excelente trabalho! Perceptivo o encontro com a idéia, delicado.